quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Despreparo

        Porque as pessoas estão tão despreparadas? Lidamos todos os dias com profissionais despreparados, acompanhamos estudantes despreparados, pais despreparados.
         Quem não se lembra facilmente de uma ou duas ações desastrosas cometidas por policiais despreparados? Ou ainda, quem nunca teve aula com um professor que por se achar muito bom comprovou-se despreparado didática ou materialmente? Com certeza todos já foram ou conviveram com amigos que eram alunos despreparados, quase sempre pela falta de maturidade...O que acontece com nossa sociedade?
         Seríamos uma sociedade despreparada para a realidade em constante mutação que nos mesmos criamos e da qual nos orgulhamos?Cabe uma reflexão! Vivemos a era do exagero, nunca vivemos um período com tanto excesso de todas as coisas. Nunca um jovem teve em suas costas tantas responsabilidades e expectativas, impostas pelos pais, pelos amigos, pela mídia, pela namorada e por ele mesmo.
         Há algumas décadas esperava-se que uma jovem fosse um bom partido, para que pudesse ser escolhida por um bom marido, casar, ter filhos, cuidar bem da casa e jamais perder o seu marido para uma sirigaita e, deus me livre, tornar-se uma mulher separada.
        Bem, a nossa sociedade exige menos dos nossos jovens com relação à família, entretanto exige algumas poucas coisas:
  • Fluência obrigatória no idioma inglês;
  • Fluência importante em outro idioma de referência;
  • Ensino Médio em escola de ótima qualidade ou estudo exacerbado para passar em um vestibular;
  • Cursar uma boa faculdade;
  • Cursar uma faculdade que lhe garanta um bom emprego;
  • Emprego garantido desde o primeiro período da faculdade, se não, sua vida se acabou;
  • Trabalhar e estudar, tudo ao mesmo tempo e ainda cuidar de casa;
  • Por estudar em faculdades de alto nível, deve-se estudar muito, vira-se noite estudando;
  • Mas, todos brigam com você, pois você precisa dormir mais e melhor;
  • Você também deve-se alimentar melhor, não importa o fato de que você passa 20 horas do seu dia correndo para lá e para cá;
  • Claro, você precisa ter um corpo bonito e malhado, cabelos brilhantes e sedosos, unhas bem feitas, roupas transadas e novas, se não, você não e aceito na sociedade, imagina então, se arranjaria um namorado/a.
  • Você deve ser estagiário, ganhar pouco, trabalhar mais que os outros todos, mesmo ganhando menos, e ainda assim ser profissional, eficiente, pro-ativo, dedicado, experiente, organizado, rápido, pontual, educado, e tudo o mais que for possível.
  • Claro, você também tem que praticar um esporte;
  • Você também deve ler ao menos 1 livro por mês;
  • E óbvio que você tem que entender sobre política internacional e nacional, macro e micro economia, sociologia, filosofia, relações internacionais, ciência, astronomia, história antiga, geologia...
  • Também deve ser bom cozinheiro, ter viajado o mundo todo, entender tudo sobre todas as novas tecnologias, e compreender acerca de todas as áreas do conhecimento, e ainda assim, ser um especialista em pelo menos 2.
  • Você também precisa após se formar fazer uma especialização, pós graduação, MBA, doutorado, pós doutorado...e mais o que tiver para fazer..
  • E não se esqueçam, tudo isso com um quarto arrumado e um sorriso no rosto...
A nossa sociedade está surtando... Acredito que nos acostumamos tanto às máquinas que estamos esperando das pessoas a mesma capacidade de assimilação de informação, mesma capacidade de processamento de dados e mesma disposição...
Bem, NÃO SOMOS robôs... OK... E as pessoas não estão sabendo lidas com essa situação, com tanta pressão e estão sucumbindo ao mal do "superficialismo"...

As pessoas estudam, e não aprendem nada. Não raciocinam. As pessoas fazem doutorados e mesmo assim, não tem nenhuma capacidade de transmitir conhecimento. As pessoas passam meses treinando para saber agir sob pressão, e na hora que são pressionados explodem!!!


Acredito que nós, TODOS NÓS, precisamos nos dedicar mais a uma coisa de cada vez. Ler um livro, compreender sua estrutura, sua raiz, sua espinha dorsal. Questionar suas palavras. Analisar cada trecho.

Devemos nos preparar melhor para cada passo de nossa vida. Se decidimos ser professores, que sejamos. Então, preparemos aula, estudemos o tema, nos preocupemos com a melhor forma para transmitir aquele conhecimento a aqueles alunos, pois sim, cada aluno é diferente!

Em resumo, devemos nos preparar mais para sermos quem queremos ser efetivamente, e muito menos para aquele que o mundo quer que sejamos. Apenas sendo quem pretendemos ser é que encontraremos a tranquilidade... Eu sou serena, pois sei que sou exatamente aquilo que quero ser, dentro das minha possibilidades...



Beijinhos a todos! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário